top of page
Buscar

Ansiedade

Atualizado: 20 de mar. de 2023

Se você está sofrendo com ansiedades, ataques de pânico, pensamentos obsessivos, preocupações constantes ou uma fobia incapacitante, é importante você saber que não precisa deixar a ansiedade e o medo governarem sua vida.


A ansiedade é apenas mais um sentimento do ser humano, mas, quando ela ultrapassa determinados limites, se torna realmente angustiante e incapacitante.


Gosto de explicar para meus pacientes que a ansiedade é como as águas fortes de um rio, você pode tentar lutar contra a correnteza, ou aprender a navegar nela e, certamente, acredito que essa segunda opção seja a mais saudável.


Você não precisa se livrar da ansiedade para ser feliz, você apenas necessita aprender a navegar pacificamente de maneira leve e saudável, não evitando a correnteza, mas aprendendo a ganhar impulso por meio dela.


O processo terapêutico te ajudará a descobrir as causas subjacentes de suas preocupações, medos e ansiedades; e em seqüência descobrir novas formas de se relacionar com o que hoje, te causa essa angústia, aprendendo a olhar para as situações de maneiras novas e menos assustadoras; e desenvolver melhores habilidades de enfrentamento e resolução de problemas.


A ansiedade pode se apresentar de diferentes formas, como transtornos com diagnósticos ou não.


Se a ansiedade está em um nível de interferir na capacidade de uma pessoa de viver sua vida, ela pode ser um transtorno de ansiedade.


Existem diferentes tipos de transtornos de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de ansiedade social e o transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Esses transtornos estão incluídos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição (DSM-5).


Sintomas comuns em diferentes tipos de transtornos de ansiedade são:

Sentimentos excessivos de preocupação, inquietação, fadiga, dor de cabeça, dor de estômago, insônia, dificuldade de concentração, sudorese, coração acelerado, angústia, medos constantes e dor no peito.

Principais diagnósticos:


• O transtorno do pânico é uma condição caracterizada por ataques de pânico repentinos e frequentes, nesse contexto, muitos pacientes relatam “sensações de morte” durante o ataque de pânico.

• O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) envolve obsessões e compulsões que criam sofrimento e interferem na vida diária.

• Fobias são medos irracionais de uma situação ou objeto.

• O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é marcado por preocupação constante e ansiedade sobre uma ampla variedade de preocupações na ausência de uma ameaça específica.

• O transtorno de ansiedade social (TAS) envolve um medo irracional de ser observado, julgado ou envergonhado que causa ansiedade severa em situações sociais.

• O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) envolve sintomas de ansiedade após uma experiência traumática.




8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page